Proteção Alemã
- Carl Boniface

- 24 de out. de 2025
- 3 min de leitura
Leia sobre como o BMW Série 7 oferece proteção, velocidade e manobrabilidade superiores. O relatório original, de autoria de Horatiu Boeriu, que escreve um blog regularmente sobre carros BMW, pode ser lido abaixo.

A Polícia Federal Alemã escolhe o BMW Série 7 Protection em vez de Mercedes e Audi. O BMW Série 7 Protection blindado vence o contrato do BKA na Alemanha, substituindo Mercedes e Audi para uso oficial do Estado.
A BMW teria conquistado um dos contratos governamentais mais importantes da Alemanha. De acordo com a Der Spiegel, o Escritório Federal de Polícia Criminal (BKA) escolheu o BMW Série 7 Protection como seu novo veículo blindado oficial, superando as propostas da Mercedes-Benz e da Audi. O grupo de segurança do BKA é responsável pela proteção dos principais funcionários do país, incluindo o Chanceler Friedrich Merz e o Presidente Frank-Walter Steinmeier. Durante décadas, essa função geralmente era desempenhada por modelos Mercedes Classe S Guard, portanto, a vitória da BMW representa uma mudança significativa.
O BMW Série 7 Protection (código interno G73) não é apenas uma versão modificada do sedã de luxo padrão. Ele é construído desde o início como um carro blindado. A carroceria utiliza o que a BMW chama de "Núcleo de Proteção" — uma estrutura autossustentável feita de aço de alta resistência que é integrada diretamente ao chassi e à estrutura do teto. Esse design oferece proteção completa de 360 graus sem as desvantagens das conversões feitas por terceiros.

Os vidros e painéis podem suportar projéteis de alto calibre, enquanto a parte inferior da carroceria é reforçada para proteger contra pequenos explosivos. Em sua configuração mais alta, o carro atende aos padrões VPAM 10 — uma das classificações de proteção civil mais rigorosas — e pode resistir a tiros de fuzis como o 7,62 × 54 mm R, munição comumente usada em fuzis de precisão e metralhadoras russas.
Embora a BMW também ofereça o i7 Protection totalmente elétrico, a Der Spiegel relata que o BKA optou pelo modelo com motor a combustão — o 760i Protection. Ele usa um motor V8 biturbo de 4,4 litros acoplado à tecnologia híbrida leve e produz cerca de 544 cavalos de potência. O mesmo motor nem sequer está disponível nos sedãs Série 7 regulares do mercado alemão, tornando-o uma aplicação especial para uso governamental.
O carro pesa bem mais de 4.000 quilos (8.800 libras), mas ainda assim é capaz de atingir altas velocidades quando necessário. A equipe de engenharia da BMW ajustou a suspensão, os freios e os sistemas de estabilidade especificamente para o peso extra, garantindo uma dirigibilidade previsível em situações de alta pressão.

Freios, componentes do chassi e pneus run-flat Michelin PAX (rodas de liga leve de 20 polegadas) especialmente ajustados permitem que o G73 continue em movimento a até 80 km/h mesmo sem ar nos pneus. Um tanque de combustível autovedante reduz o risco de incêndio após um ataque. O carro também foi projetado para suportar certos explosivos, incluindo dispositivos lançados por drones e granadas de mão.
No interior, os compradores podem especificar os mesmos recursos de conforto encontrados na Série 7 G70 convencional — assentos Executive Lounge, funções de massagem, persianas de privacidade, um compartimento refrigerado e sistema de áudio de alta qualidade. O BMW Curved Display e um sistema de controle tátil de segurança dedicado integram as funções de segurança à cabine. Até mesmo o sistema de infoentretenimento iDrive foi projetado especificamente para este BMW Série 7 Protection. Um menu especial oferece ao motorista e aos passageiros acesso a recursos personalizados, como controle do sistema de intercomunicação e das luzes, comunicação com o exterior e outros.
Uma vitória para a BMW
Para a BMW, o acordo é mais do que uma vitória simbólica. Ele coloca Munique no centro das operações de transporte do governo alemão, um papel tradicionalmente dominado pela Mercedes. O Série 7 Protection é fabricado juntamente com os modelos padrão na fábrica da BMW em Dingolfing, que também produz o i7 elétrico e a Série 5.
Abraço,
Carl






Comentários