MINI de BMW
- Carl Boniface

- 7 de jan.
- 2 min de leitura
Desde a aquisição da Mini, a BMW transformou a marca, de uma fabricante de nicho em dificuldades, em um ícone premium global, integrando sua engenharia de ponta, tecnologia avançada e escala de produção.

Principais melhorias sob a gestão da BMW
• Engenharia moderna: A BMW substituiu equipamentos de fabricação obsoletos e introduziu mecânica moderna, incluindo sofisticados eixos traseiros multilink e eletrônica avançada, como o Controle Dinâmico de Estabilidade.
• Qualidade premium: Os designs interior e exterior foram reformulados com materiais de alta qualidade e opções de personalização exclusivas, como faróis de LED Matrix personalizáveis e estofamento em couro vegano.
• Expansão da marca: A BMW expandiu a marca do hatchback original para cinco modelos principais, incluindo o SUV Countryman, conversíveis e versões totalmente elétricas.
• Integração Tecnológica: As atualizações recentes para 2026 incluem a MINI Digital Key Plus, que permite o desbloqueio por smartphone, e uma nova tela circular OLED para o sistema de infoentretenimento com o Mini Operating System 9.
Componentes Compartilhados com a BMW
Os modelos Mini compartilham cada vez mais plataformas e componentes com veículos menores da BMW para otimizar a produção e o desempenho:
• Motores: Muitos modelos, incluindo o Cooper S e o Countryman S de 2026, utilizam o motor turboalimentado de quatro cilindros B48 de 2.0 litros da BMW, também encontrado no BMW X1 e Série 2.
• Plataformas: O Mini Countryman é produzido na mesma linha de montagem em Leipzig que o BMW Série 1 e Série 2 Gran Coupé, compartilhando estruturas de montagem flexíveis para motores a combustão e elétricos.
Tecnologia e Eletrônica:
O Infoentretenimento: Os sistemas são baseados na arquitetura iDrive da BMW, compartilhando interfaces de usuário e funcionalidades de navegação.
O Assistentes Digitais: O Assistente Pessoal Inteligente da Mini está sendo aprimorado com tecnologia de inteligência artificial compartilhada com os futuros modelos "Neue Klasse" da BMW.
• Componentes Mecânicos: Compartilham componentes importantes, incluindo transmissões, componentes de suspensão (amortecedores e buchas) e sistemas de freio.
Sinergias na Suspensão
O design da suspensão do Mini foi fortemente influenciado pelo eixo traseiro "Z" e pela suspensão dianteira MacPherson da BMW.
• Sistemas Adaptativos: Ambas as marcas oferecem Controle Dinâmico de Amortecimento e sistemas de suspensão adaptativa que ajustam a rigidez com base nos modos de condução (Sport vs. Comfort).
• Componentes Compartilhados: Componentes como amortecedores, molas e buchas são frequentemente intercambiáveis entre modelos que compartilham a mesma plataforma, como o Countryman e o BMW X1.
• Inovação Mecânica: Para 2026, muitos modelos Cooper utilizam Amortecedores Seletivos de Frequência, uma adaptação mecânica da tecnologia de suspensão de ponta da BMW, projetada para equilibrar a sensação característica de "kart" com maior conforto ao dirigir.
Atenciosamente,
Carl Boniface




Comentários